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segunda-feira, 25 de julho de 2022

MITO DE HEFESTO E ARTETERAPIA: UM REFLEXÃO SOBRE DIFICULDADES NO PROCESSO CRIATIVO



Por Clara Abdo - RJ

@claramariaabdo 

Um dos pressupostos da Arteterapia é que o processo terapêutico contribua para a elaboração criativa do paciente/cliente. No entanto, muitas são as situações em que nos deparamos com a rejeição, por parte da pessoa atendida, àquilo que se cria, ou mesmo algumas resistências ao próprio ato de criar. Para Ostrower, criatividade é “um potencial inerente ao homem, e a realização desse potencial uma de suas necessidades (...). O criar só pode ser visto num sentido global, como um agir integrado em um viver humano. De fato, criar e viver se interligam” (2007, p. 5)

Ao tomarmos o que a autora aponta sobre o tema, é possível pensar que as dificuldades do processo criativo traduzem de forma simbólica dificuldades experimentadas na vida. Se o criar é uma forma de fazer contato com aquilo que nos constitui enquanto sujeitos, tais resistências ou negações podem comunicar algo sobre o nosso processo de individuação.

Nesse sentido, o mito de Hefesto pode nos auxiliar a ampliar o olhar sobre algo tão comum que acontece na clínica arteterapêutica: a rejeição à imagem que se cria ou a resistência ao ato criativo. Nesse artigo, busco trazer uma leitura deste mito à luz da psicologia analítica. É importante frisar, no entanto, que essa construção interpretativa não pretende sugerir causas ou diagnósticos para dificuldades de um paciente/cliente. Ela é apenas uma forma de olhar como o mito pode nos fazer refletir sobre as demandas que se apresentam na clínica e tangenciam a relação com a criatividade.

 

Contextualização do mito

Os principais personagens deste mito são Hefesto, que constela o arquétipo do criador ferido. Hera, sua mãe que o concebe sem a presença de outro homem. Zeus, a representação da figura paterna que o rejeita, assim como sua mãe. Ares, contraparte masculina, dotado de qualidades com as quais Hefesto não se identifica: coragem e agilidade. Afrodite, uma de suas esposas e sua contraparte feminina, associada a um dos aspectos de sua anima.

 

Quando criamos algo que não gostamos

Hera, esposa de Zeus, enciumada por ele ter gerado uma filha sem sua presença, tenta fazer o mesmo, gerando Hefesto que, diferente dos outros deuses do Olimpo, nasce coxo e por isso é rejeitado por sua mãe. Também o é por seu pai que, na ausência de sua participação, trata-o como não legítimo.

Ao pensar no mito e na relação com o processo criativo, esse seria o momento em que, ao produzir algo, nos deparamos com o que desagrada, mas que nasce de nós mesmos. 

Quando o julgamento por sermos quem somos nos reprime

Nascer é sair do útero, da experiência de fusão e defrontar-se com a separação. Para atenuar a dor dessa experiência, todo ser humano busca pertencer e, por isso, cria estratégias de sobrevivência no meio onde se insere. Quando uma criança se sente inadequada ou retaliada pela maneira como se expressa, o que inevitavelmente vai acontecer em algum momento da vida, possivelmente registrará a experiência da rejeição e, em algumas situações, reprimir aquilo que é fonte para criar: sua espontaneidade. No caso do mito, Hefesto se vê destituído da proteção das figuras materna e paterna, que o excluem, e defronta-se com o riso debochado que recebe de outros deuses por sua aparência.

Baseada na abordagem da psicologia analítica, poderia propor que pelo desenrolar da história, Hefesto acaba constelando complexos tanto paterno quanto materno. O que seria o mesmo que dizer que, ao ser rejeitado pelos seus pais, ele mesmo construiu, de forma inconsciente, personalidades autônomas que o defendem dessa ausência dos pais. Acontece que, geralmente, essas personalidades são formadas por experiências traumáticas e, por isso, incapazes de direcionar suas atitudes sem uma tomada de consciência adequada. Um dos episódios que retrata isso e que será retomado mais à frente, é quando Hefesto se vinga da mãe e posteriormente de Afrodite.

Todo processo criativo passa pela tentativa e pela experimentação e é isso que norteia o aprendizado. Quando essa experiência é transformada em algo cujo resultado é a punição pelo que não está de acordo com o esperado, há uma espécie de cerceamento da expressão e possível bloqueio da criatividade.

 

Quando na escuridão, o que nos resta é encontrar saídas com o que sobrou de nós

Ao ser rejeitado, Hefesto é acolhido pelas nereidas, Tétis e Eurínome, figuras míticas que se relacionam com o fundo do mar, personificam as ondas e estão ligadas às sutilezas da arte. Há muitos autores, como Jung (2006) e Campbell (1990), que fazem referência à criatividade como um aspecto do feminino, não enquanto gênero, mas representação arquetípica. No fundo do oceano, Hefesto desenvolve a arte da forja, manuseando metais e o fogo, tornando-se um exímio artesão, cujas criações continham poder e belezas.

Para fazer contato com o processo criativo, precisamos por vezes ir ao fundo do mar, ir até as profundezas de nossa alma, resgatar do inconsciente a experiência fusional que é o processo gestacional da relação da mãe com o filho. O mito retrata a dor como substrato para a criação. 

Quando o ressentimento aprisiona a criatividade

Como Hefesto ainda estava dominado pelo complexo materno, em um episódio do mito, sua mãe ganha dele um trono de ouro, que ao ocupar o lugar sentando-se nele, é aprisionada por correntes que apenas Hefesto seria capaz de tirar.

Se não trabalharmos os conteúdos que nos geram dor e nos fazem enrijecer, por vezes inconscientes e tomados pelos complexos, aprisionamos aquilo que em nós é potente e transformador. Ao se ver tomado pelo remorso da rejeição, Hefesto aprisiona sua mãe, cuja representação analítica é a capacidade geradora e acolhedora de suas próprias dores. No desenvolvimento humano, há um momento em que precisamos assumir a maternagem de nós mesmos, o que significa sermos capazes de criar e preservar a vida que temos.

 

Quando somos confrontados com a sombra da projeção e negamos olhar para o que não gostamos

Como Hefesto era o único capaz de soltar sua mãe, foi convocado a voltar ao Olimpo, tornando-se o único deus a retornar após ter sido exilado. Passou a fabricar objetos para outros deuses e em agradecimento pelos raios que possibilitaram a Zeus de vencer a luta contra os Titãs, Hefesto pede para se casar com Afrodite, representação da beleza, harmonia e do amor. Pedido concedido, Hefesto passa mais uma vez pela experiência de rejeição, sendo traído por Afrodite com outros deuses e, especialmente, com Ares. Delatados por Hélio, Hefesto flagra sua esposa com Ares, aprisionando-a juntamente a Ares e convocando os deuses do Olimpo para presenciarem a cena.

No processo criativo, quando não aceitamos nosso modo de ser e nem mesmo enxergamos o que somos capazes de criar, projetamos no outro ou em outras coisas o nosso desejo idealizado do que é ser belo. É nesse momento que nos traímos, pois em algum momento, deter uma beleza exterior não será suficiente e o inconsciente vai sinalizar, reforçando a sensação de inadequação. O casamento de Hefesto é uma tentativa de integrar aspectos de seu feminino, projetando a beleza fora. E o flagra e a exposição dos amantes é o recalque de uma parte que lhe falta, constelado pelo complexo paterno, que foi gerado com a ausência da figura paterna em sua vida, fazendo-o acreditar que seria desprovido de virilidade, coragem e força.

 

Quando integramos e aceitamos (e somos aceitos pelo) nosso jeito

Existem algumas passagens do mito de Hefesto em que ele é acolhido. Num primeiro momento pelas nereidas que podem simbolizar, rusticamente falando, o sopro uterino da vida. Em outra circunstância, quando os deuses veem a cena de Afrodite e Ares, em meio a chacotas, Posídon, deus dos oceanos, escuta e acolhe Hefesto, oferecendo-lhe a compensação necessária para que ele aceite soltar os amantes.

Quando há crises e bloqueios na nossa forma de estar no mundo, precisamos de algo para atenuar a dor e não modelos que podem cercear a nossa natureza. Hefesto era o deus que dominava o fogo e os metais. Pedir que fizesse outra coisa poderia ferir mais ainda sua natureza. Posídon e as nereidas podem ser tanto representação da intuição quanto de pessoas que nos acolhem, preparando-nos para alçar voos quando nos sentimos prontos. Só somos livres para criar quando somos capazes de transformar a dor.

 

Quando criar envolve também reconhecer nossas singularidades

A dor e todas as experiências com que tecemos a nossa história são substratos para nossa criatividade, pois elas costuram quem somos. Embora a história de Hefesto seja marcada por muitos episódios dolorosos, é ele o deus ligado ao fogo da transformação, o fogo capaz de transformar os metais em objetos belíssimos. Beleza esta, que não está, necessariamente, no resultado dos objetos que se cria, mas na potência e na história que eles contam.

 

Referencial bibliográfico

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Com Bill Moyers. São Paulo: Palas Athena, 1990.

JUNG, Carl Gustrav. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2006.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis: Vozes, 2007.

 

Imagem: La Visita Di Venere a Vulcano, de François Boucher (1703-1770, França)

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Sobre a autoria: Clara Maria Abdo Guimarães

 


Arteterapeuta com experiência no atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Atuo e elaboro uma clínica arteterapêutica a partir da arte, do corpo e da palavra. Atendo presencial e online.

Co-fundei o Instituto de Arteterapia em 2021. Realizei trabalho arteterapêutico com grupo de crianças em ONG, na cidade do Rio de Janeiro, entre 2019 e 2020. Desenvolvi projeto de extensão pela UERJ, entre 2013 e 2018, sobre o pertencimento da criança na cidade. Sou mestre em antropologia social pela UFF e especialista em psicologia transpessoal pela Unipaz/São Judas Tadeu. Atualmente, estudante de graduação em psicologia.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

A MASSA CASEIRA COMO RECURSO ARTETERAPÊUTICO

 


“Minha criança interior”

por Claudia Abe

 

Por Claudia Maria Orfei Abe - São Paulo/SP

Instagram: @claudia_abe_ 

Em 2021, a pandemia da Covid-19 continuava exigindo de todos o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social, portanto o meu atendimento arteterapêutico foi online. Trago aqui a experiência com um grupo pequeno, cujos participantes foram se soltando, relaxando, a cada encontro. Aproveito para relatar um desses encontros, onde utilizamos como material a massa caseira.  

Segundo Carrano e Requião (2013, p.156), trabalhar com massa de modelar além de trazer possibilidades terapêuticas da flexibilidade e da maleabilidade, “é também um canal expressivo de nossa criatividade, carregada de conteúdos afetivos interiores”. 

Os ingredientes para esta massa são bem simples: farinha de trigo, sal, óleo e água. Trabalhamos a massa como se estivéssemos numa aula de culinária. Uma vantagem é não precisar levar ao fogo, porém se desejar, após a modelagem, as peças podem ser assadas, se colocadas numa forma, em forno brando. Ao final, é só pintar caso desejar, podendo utilizar tinta guache ou outra tinta para artesanato.


Ingredientes e materiais 

Primeiramente resolvi experimentar essa massa caseira para me certificar quanto às quantidades indicadas, e o resultado esperado. Foi tudo na quantidade exata. Nem mais, nem menos. Uma massa fácil de se trabalhar, não precisa de muita força com as mãos, achei até gostosa. Fiz minha modelagem sem me preocupar. O que surgiu? A cabeça de uma criança. Acabei dando o nome de: “Minha criança interior”. (foto no início do texto).

Aproveitei também para testar e assar a peça no forno. Fiquei de olho para que não queimasse e estragasse a peça. Acabei retirando do forno pois estava começando a torrar nas bordas mais finas. Acredito que não tenha assado por inteiro, principalmente no interior da cabeça arredondada por conter muita massa. Minha vontade em pintar a peça persiste até hoje. Ainda não o fiz porque gosto de mostrar para as pessoas o ponto para se retirar do forno. 

Tudo pronto para iniciarmos o encontro grupal online, todas as instruções sobre os materiais foram feitas anteriormente e então: Mãos na massa! 

A água foi o ingrediente a ser acrescentado por último e exatamente na quantidade recomendada. Os participantes foram então amassando até formar uma bola e só depois iniciaram a modelagem de suas peças. 

Nessa hora é preciso tomar um certo cuidado. Caso a massa esteja muito pegajosa nas mãos, é preciso acertar o ponto, diminuindo sua umidade, acrescentando mais farinha, para que se obtenha uma bola lisa. 

Apesar de solicitar como materiais para esta atividade, talheres – garfo, colher e faca, palitos – de dente, churrasco ou sorvete - poucos utilizaram esses materiais, para fazerem detalhes em suas peças. 

Cada participante construiu suas peças, fez sua escrita livre e compartilhou ao final.

O tema trabalhado neste encontro foi “Meu legado – o que eu gostaria de deixar para o mundo quando eu partir”.

Segue o trabalho de um dos participantes: 

 


“O amor ao próximo é base de tudo, símbolo da saúde”

Palavra final: Mais Amor 

“Penso nos meus filhos que são parte de mim. Construir a casinha como base sólida e bom alicerce; forte alicerce, bom desenvolvimento.

Árvore com frutos – gerem bons frutos ao mundo. Sejam pessoas produtivas. Amem os animais e a natureza”. 

Esta mesma atividade foi realizada por vários participantes em outros momentos. Gostaria de mencionar que as peças depois de assadas e pintadas têm um resultado bem bacana. 

Então agora eu convido você a experimentar a massa caseira. Faça essa atividade de maneira simples, com seus familiares e amigos e vá até o final. A receita da massa está logo abaixo. 

Mãos na massa!!!! 

Depois aproveite e me envie uma foto pelo Instagram. Eu vou adorar ver o resultado!!! 

Nota 1: Foto e conteúdos foram autorizados pelo participante para este texto.

Nota 2: Agradeço a psicóloga e arteterapeuta Cibele Pombo, por sua amizade, seu apoio e por todas as nossas trocas!

Nota 3: Receita da Massa Caseira: 2 xícaras de farinha de trigo, meia xícara de sal, meia colher de chá de óleo, ¾ xicara de água.

 

Bibliografia:

CARRANO, Eveline e REQUIÃO, Maria Helena. Materiais de arte: sua linguagem subjetiva para o trabalho terapêutico e pedagógico. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

 

Se você quiser ler meus textos anteriores neste blog, são eles:

17- As Bailarinas de Degas – 16/05/22

16- Degas e as Mulheres – 21/03/22

15- Ah, o Tempo... – 14/02/22

14- As Cores em Marilyn Monroe – 13/12/21

13- Um Desafio – 11/10/21

12- O Branco no Branco – 23/08/21

11- Tudo Começa em Pizza – 28/06/21

10- Um Material Inusitado – O Carimbo de Placenta – 10/05/21

9- As Vistas do Monte Fuji – 22/03/21

8- É Pitanga! – 07/12/20

7- O que é que a Baiana tem? – 26/10/20

6- Escrita prá lá de criativa – 27/09/20

5- Fazer o Máximo com o Mínimo – 01/06/20

4- Tempo de Corona Vírus, Tempo de se reinventar – 13/04/20

3- Minha Origem: Itália e Japão – 17/02/20

2- Salvador Dalí e “As Minhas Gavetas Internas” – 11/11/19

1- “’O olhar que não se perdeu’: diálogos arteterapêuticos entre pai e filha” – 19/08/19

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Sobre a autora: Claudia Maria Orfei Abe

 


Arteterapeuta e Farmacêutica-Bioquímica 

Atuei em instituição com o projeto “Cuidando do Cuidador”, para familiares e acompanhantes dos atendidos. Atuei também em instituição de longa permanência para idosos com o projeto “Mandalas”, sua maioria com Doença de Alzheimer.

Voluntária com o projeto online “Cuidando do Cuidador”, para cuidadores familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer e cuidadores formais, no grupo GAIAlzheimer, São Paulo. 

Idealizadora do projeto “Simplesmente Eu” com atendimento grupal online, para pessoas que não conhecem a arteterapia. 

Autora do texto “Salvador Dalí e as minhas gavetas internas”, publicado no livro Escritos em Arteterapia: Coletivo Não Palavra – organizado por Eliana Moraes, 2020, Semente Editorial. 

Participante da Live “Cuidados na Doença de Alzheimer” do Instituto Alzheimer Brasil – IAB – com o tema “Arteterapia”, disponível no canal do IAB no Youtube, 2021. 

Participante da Live “Arteterapia na minha vida”, convidada por Lucy Miai, terapeuta holística, disponível no Instagram @lucymiai, 10/06/2021. 

Participante da Live “Alzheimer: um caminho possível com a Arteterapia”, convidada por Isabel Pires, psicóloga, arteterapeuta e professora de inglês e francês, disponível no Instagram @isabelpires.artepsi, 06/10/2021. 

Palestrante especialista do tema Arteterapia na disciplina "Cuidado integral ao longo do ciclo da vida à luz das Práticas Integrativas" – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH – USP, 2021. 

Atendo em domicílio e online, individual e em grupo. 

Meu contato pelo Instagram: @claudia_abe_

segunda-feira, 11 de julho de 2022

DIÁLOGOS ENTRE ARTE, TARÔ E ARTETERAPIA: O Eremita e a arte de Frans Krajcberg e Steve Spazuk

 

Por Mercedes Duarte - RJ 

duarte.mercedes@gmail.com

@mercedesdu.arteterapia

@baoba.arteterapia


Esse é mais um texto da sequência de reflexões acerca dos 22 arcanos maiores do tarô, associados a elementos da arte que possam nos aproximar desses arquétipos. Nesse artigo, trago o Arcano IX, o Eremita, em diálogo com parte da biografia e arte de Frans Krajcberg, assim como com a técnica artística de Steve Spazuk. Aqui não há a pretensão de esgotar as dimensões do arquétipo, o que seria inalcançável, tampouco explanar a diversidade da biografia, obras ou técnicas dos artistas. O escopo é trazer um recorte que privilegie as afinidades entre arquétipo e artista.

O intuito desse diálogo, portanto, entre arte e tarô, como já mencionado e aprofundado em outro texto[1], é o de proporcionar reflexões e possibilidades arteterapêuticas - experimentadas na Jornada Arteterapêutica Arte e Tarô[2] - que permeiam esses elementos em diálogo, buscando, assim, contribuir para a ampliação do repertório arteterapêutico. 

O Eremita – Arcano IX

 

Tarô de Marselha 

                                                             

                                                                                                                       Tarô de Smith e Waite

O Eremita, ou Ermitão, nos convida a um movimento de pausa e introspecção. Ele se retira da sociedade, do mundo, para olhar para si, ou mesmo para o mundo, sem influências externas. Ele precisa encontrar a sua verdade. Recolher do mundo as  projeções e olhar para suas sombras. Com o seu lampião, o Eremita ilumina esse caminho de busca, e também de quem mais, por ventura, seguir seus passos. Como andarilho, lança mão de um cajado que o ajuda não apenas a se apoiar, mas também, como sua extensão, a tatear o solo e a se certificar da firmeza do terreno por onde passa.

Arquétipo do velho sábio, o Eremita nos fala do tempo como viabilizador da experiência e do conhecimento. Como buscador que é, o velho olha para sua esquerda, no tarô de Marselha, em direção ao passado, e observa todo o caminho que percorreu até então. Pondera e compreende que o verdadeiro sentido de sua existência sempre foi o de iluminar.

No tarô de Smith e Waite, o Eremita está em cima da neve, num lugar gélido, sem vida, mas sua túnica o protege do mau tempo, e seus tons cinzas e ausência de adornos dizem de seu aspecto frugal. Ele está longe do aconchego que o mundo ilusório e passageiro pode lhe oferecer, e lida de forma crua com toda a sua realidade interior. Nessa imagem, o Eremita olha para baixo e para dentro.

No tarô de Marselha, sobre a base amarela ou dourada, que pode ser considerada uma plantação de trigo, o velho sábio aponta para os ciclos da natureza, da vida-morte-vida. Especialmente quando nos deparamos com as cartas dos tarôs de Smith & Waite e de Marselha, lado a lado, nos damos conta desses processos naturais, encaminhados pelo tempo, que o Eremita nos fala. Enquanto na primeira carta temos o frio e a ausência de vida, na última temos o calor e a vida da vegetação amarelo-dourada. Não por acaso, os inícios e fins de ciclos podem ser representados pelo próprio número nove que encarna o Eremita. O número nove é o último número, do sistema decimal, que contém um único algarismo, o que fala de um processo de finalização que culmina com o número dez, prenunciando a abertura de um (re)começo.

Assim, apesar de seu conhecimento acumulado ao longo da jornada, o Eremita traz o cansaço do tempo e a necessidade de renovação. Por isso nos fala de uma crise vivenciada e da importância do recolhimento para iluminar e aprender, no tempo presente, com os passos dados, ao mesmo tempo que lança luz sobre os passos vindouros. 

Frans Krajcberg: o Eremita da arte contestação 

Para nos aproximarmos um pouco mais do arquétipo do Eremita, proponho um diálogo com o artista plástico polonês Frans Krajcberg (1921-2017), que, como veremos, possui uma trajetória afinada com o arcano em questão.  Em diferentes períodos Krajcberg se isolou na natureza para se inspirar, e fez da sua arte farol de iluminação de sombras sociais.

Frans Krajcberg foi um artista judeu, naturalizado brasileiro, pintor, gravador, escultor e fotógrafo, mas antes de ser conhecido como tal, vivenciou a barbárie humana na Segunda Guerra Mundial, quando serviu ao exército soviético e perdeu toda a sua família para o Holocausto. Krajcberg, sozinho, em 1948, vem para o Brasil em busca da beleza natural que poderia amenizar suas dores de guerra.

Vivendo no Brasil até o final de sua vida, o artista se deparou não só com a exuberância da biodiversidade brasileira, como a da Amazônia, mas também com a violência  contra a natureza e as populações indígenas. Impactado com as queimadas e desmatamentos, Kracjberg passa a transformar as evidências do descaso humano, como os cipós e troncos de árvores destruídos pelo fogo, nas florestas brasileiras, em matéria-prima para sua arte. Assim, conhecido como realizador de uma arte-contestação, e também parte da proposta artística que originou o Manifesto do Rio Negro (1978)[3], o artista denuncia, através da lanterna que é a sua arte, feridas sociais que pouco enfrentamos.    

             

Frans Krajcberg se isola, ou melhor, busca uma reintegração à vida, à natureza, seja numa gruta em Ibiza (Espanha), na década de cinquenta; numa caverna na região de Itabirito, em Minas Gerais, nos anos sessenta, ou num sítio em Viçosa, também no estado de Minas, onde foi morar em finais da década de sessenta até o fim de sua vida. Em sua última morada plantou mais de dez mil mudas numa região com resquício da mata atlântica, construiu casas em árvores, e buscou, com sua obra artística, ensejar reflexões sobre os processos de vida e morte, e, especialmente, sobre nossa responsabilidade com o mundo e, consequentemente, com nós mesmos:


Eu estou fazendo tudo com meu trabalho para mostrar a minha revolta, se possível para sensibilizar um pouco mais gente para compreender que a vida é um conjunto. Tudo que tem neste planeta tem direito de sobreviver e existir. Porque a gente não pode destruir a terra quando a gente precisa dessa terra para sobreviver. A gente não pode, digamos, se fechar cada vez na cidade e viver em um bunker fechado. A única consciência a ter sobre a natureza e a vida é pela televisão e os jornais. Mas é lá, quando você sai desse bunker, [que] você descobre a vida. A gente está perdendo até a sensibilidade de nós mesmos. Isso é muito grave para nossa existência. Precisamos parar com isso. Precisamos fazer uma análise de nós mesmos. Como continuar vivendo em harmonia com esse planeta. (Kracjberg em depoimento no documentário de Regina Jehá, Frans Kracjberg: Manifesto. Grifo meu.) 

Prática arteterapêutica 

Para inspiração da nossa prática, na oficina sobre o Eremita da Jornada Arteterapêutica Arte e Tarô, lançamos mão de uma técnica incomum utilizada pelo artista plástico contemporâneo, canadense, Steven Spazuk. Conhecido como o artista do fogo, Spazuk faz uso desse elemento para compor suas obras. Ao aproximar o fogo do papel, vai imprimindo marcas com a queima superficial do papel e com a fuligem produzida pelo fogo.  


Se depois de conhecermos Frans Krajcberg, ao praticarmos a técnica de Spazuk, num primeiro momento, podemos ficar desconfortáveis por lembrarmos das queimadas e de que para os papéis existirem, e serem queimados, precisamos derrubar algumas árvores, ainda que reflorestáveis; num segundo momento, podemos perceber que todo desconforto, ou crise, é oportunidade para iluminarmos nossas sombras, como é o caso dessa relacionada às questões ambientais que pouco enfrentamos, e que dizem respeito à nossa própria nutrição e sobrevivência no mundo enquanto espécie. E não apenas à nossa.

O fogo, portanto, é esse elemento que pode iluminar, aquecer, auxiliar a construção de uma obra de arte ou simplesmente destruir. Nesse experimento que realizamos, nos deparamos com a necessidade do controle do fogo para criarmos e não destruirmos, assim como com a natureza intuitiva, iluminadora do fogo, encarnada pelo Eremita que, com seu lampião, ilumina não apenas as sombras sociais, mas também as pessoais, as quais sempre estão ligadas, umas às outras.

Assim, a orientação da oficina, foi a de realizar manchas aleatórias com o contato superficial entre o fogo e o papel, para que pudéssemos observá-las e quiçá identificarmos formas que nos abrissem diálogo com conteúdos inconscientes. Também foi utilizado material de colorir para que as formas identificadas fossem definidas. Abaixo vemos algumas das obras realizadas na oficina:        

 

Clareando, Acolhendo e Libertando

Tristeza: O acúmulo que se dissipa

Fisgado pela boca

            Com as imagens produzidas pelo fogo, algumas questões que pediam passagem, clareza e elaboração consciente puderam ser observadas. A oficina também buscou inspirar a ampliação da percepção de nossa natureza coletiva, e a compreensão de que o manejo do fogo interno[4], aquele que enseja a iluminação e criação, e não a destruição por seu descontrole, ou a apatia por sua ausência, podem viabilizar a criação de uma realidade possível e sustentável para todos, o que inclui o controle do próprio fogo externo. 



[1] DUARTE, Mercedes. Diálogos entre Arte e Tarô: uma introdução. Blog Não-Palavra. 31 de maio, 2021. http://nao-palavra.blogspot.com/2021/05/

[2] A Jornada Arteterapêutica Arte e Tarô consiste em oficinas inspiradas nos arcanos maiores do tarô em diálogo com determinados elementos da arte.

[3] Esse manifesto, de caráter vanguardista, foi escrito por Pierre Restany, Frans Krajcberg e Sepp Baendereck, no Alto Rio Negro, na Amazônia, em 1978. Propunha perspectivas e uma estética artística que expressassem uma relação humana de maior integração com a natureza, chamadas pelo trio de Naturalismo Integral. Para mais, ver Fernandino (1998).

[4] Para mais ver O vaso e o fogo alquímico formado pelo campo relacional terapêutico, de Horschutz (2011).


 Referências bibliográficas 

DUARTE, Mercedes (2021). Diálogos entre Arte e Tarô: uma introdução. Blog Não-Palavra. 31 de maio. Disponível em http://nao-palavra.blogspot.com/20215/. Acesso em 10/07/2022 

FERNANDINO, Fabrício José (1998). Poesia das coisas naturais. 313p. Dissertação de Mestrado - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte 

NICHOLS, Sallie (1997). Jung e o Tarô: Uma Jornada Arquetípica. Trad. Laurens Van Der Post. Editora Cultrix: São Paulo. 

HORSCHUTZ, Renata Whitaker (2011).  O vaso e o fogo alquímico formado pelo campo relacional terapêutico. Cadernos Junguianos nº. 7- 2011, Revista Anual da Associação Junguiana do Brasil, São Paulo, Ferrari – Editora e Artes Gráficas LTDA, São Paulo. Disponível em http://www.psicologiasandplay.com.br/wp-content/uploads/2010/04/o_vaso_e_o_fogo_alquimico_formado_pelo_campo_relacional_terapeutico.pdf. Acesso em 10/07/2022

Filmes 

Filme Documentário: Frans Krajcberg: Manifesto. Direção e roteiro: Regina Jehá. 2019 (98 min.). 

Sites consultados 

https://www.spazuk.com/

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Sobre a autora: Mercedes Duarte


Arteterapeuta (AARJ - 1117/0621), Mestre em Ciências Sociais. Faz atendimentos individuais e em grupo; com Tarô & Arteterapia. É facilitadora da Jornada Arteterapêutica Arte e Tarô. E integra a equipe do Espaço Baobá de Arteterapia em Niterói-RJ.




segunda-feira, 4 de julho de 2022

O SETTING ARTETERAPÊUTICO ONLINE – UM TERRITÓRIO SAGRADO


 

Por Milena Medeiros - Volta Redonda - RJ
milolmedeiros@gmail.com

 

 
            Transformar o ambiente online, em um espaço sagrado - fundamentado na experiência prático vivencial que a Arteterapia propõe, é também tarefa indispensável para o Arteterapeuta. Criar um espaço que fará parte da vida de indivíduos com propostas de materialidades expressivas diversificadas e, que acolha as potencialidades adormecidas de cada um - possibilitando o “dar forma” através de uma nova influência sobre a saúde psíquica e emocional -   é motivo de potência e incentivo, na jornada profissional.
 
            Com a chegada do COVID-19, a Arteterapia adentrou no mundo digital e o que parecia antes impossível se concretizou através de um novo formato de atendimento. Com isso, oportunidades de apoio terapêutico multiplicaram-se e nos tornamos profissionais ainda mais engajados em transformar, talvez o óbvio da rotina que acerca o indivíduo, em recursos de trabalho arteterapêutico.
 
            Como profissional, aprendi que repertório de arteterapeuta vem de dentro e da conexão com a   psicologia e suas abrangentes áreas, também com a filosofia, o mundo das artes e a história do mundo... A Mitologia Grega, por exemplo, ressalta a importância curativa da arte, através do célebre Santuário de Esculápio, centro de cura dedicado à Asclépio, deus da medicina, localizado em Epidauro, cidade da antiga Grécia, atual Turquia, que atraía doentes de todo o mundo.
 
            Segundo o texto de Koch (2011), pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, foi a partir do surgimento do mito de Asclépio e de sua expansão na antiguidade que se desenvolveram os santuários de cura e a medicina grega, posteriormente adotada pelos romanos (sob o epíteto de Esculápio):

 

Epidauro era um dos mais importantes centros de cura entre o século V e IV a.c., ocupando a posição de grande centro espiritual e cultural. Tendo-se em vista que a causa das doenças era mental, o método terapêutico era espiritual, daí a importância da nooterapia[1] no tratamento que provocava a higienização e reforma do ser humano como um todo. Havia assim uma busca incessante através do “conhece-te a ti mesmo”, de sorte que o homem despertasse para a realidade de sua essência. Levando-se em conta as inscrições encontradas em esteias no Museu de Epidauro, datadas em fins do século IV a.C., as curas realizadas não eram atribuídas a medicamentos, mas sim a Metanoia[2], ao juízo e a intervenção divina. Assim os Sacerdotes de Asclépio, muito mais pensadores profundos do que médicos, promoviam um grande progresso relacionado à psicossomática e à nooterapia, partindo, ao que parece, do princípio de que a harmonia e a ordem divina exercem influência decisiva sobre a saúde física e psíquica do ser humano. Recomendavam aos doentes que “pensassem santamente”, estando, por isso, convencidos de que, quando a nossa consciência se mantém em estado de pureza e harmonia, o físico torna-se, necessariamente, são e equilibrado. A importância dos sonhos dos pacientes, para os Sacerdotes, possivelmente partia daí: a chamada Enkoímesis, ação de deitar-se, de dormir, no Ábaton (um dos espaços no Santuário). O deus vinha visitar os pacientes e as descrições dos sonhos pelos enfermos eram interpretadas pelos Sacerdotes que, em seguida, passavam a receita. Era o que se pode chamar de mântica por incubação. Com a experiência adquirida e o decorrer do tempo, as curas por meio de ervas e as cirurgias trouxeram suas contribuições, porém a cura integral era fruto da Metanoia (KOCH, 2011, p. 53).
 

 Planta baixa – Santuário de Epidauro – Principais prédios

            E foi por esse caminho que me senti tocada a me inspirar no mito de Asclépio, fazendo menção ao Santuário de Epidauro como palco de influência ao espaço de minha própria atuação. E é por ele que abrigo múltiplas ideias para a produção de um setting arteterapêutico seguro, que acolha o sagrado de cada indivíduo que por ele adentre.


 
            Em Epidauro, cada visitante era recebido com a preparação de um banho sagrado, como forma iniciática ao processo de cura. Assim, a recepção - ou seja - a primeira sessão de arteterapia no setting online, é realizada também pelo elemento água, seja por um escalda pés ou mesmo por uma infusão de chá morno, preparados pelo próprio paciente/cliente, dando-se assim, início ao estado momentâneo de descanso, de percepção a vibração corporal, como por exemplo, a atenção às próprias batidas do cardíaco.


 
            O Teatro de Epidauro foi construído não somente para entreter os pacientes que lá se encontravam, mas sim pela intenção no poder da catarse despertada pelas tragédias encenadas, acreditando-se em seus poderes curativos; e por esse motivo as técnicas da Cinematerapia e da Videoterapia fazem-se presentes no contexto atual, despertando nas narrativas assistidas, insigths que dialogam com o consciente e se sustentam na terapia continuada, aplicada. 



 
            Os templos sagrados que possuíam nomes de deuses, situados no interior do Santuário, ecoam, no setting arteterapêutico presente, com seu formato arquetípico, replicando histórias de um vívido coletivo, recebendo inúmeros detalhes oníricos, sensações e sentimentos emergidos.
 
            O Odeon, pequeno teatro fechado do Santuário, viaja até o setting e se faz palco para receber a música, a poesia, a escrita criativa e toda a congruência em que a expressão corporal estiver presente durante as sessões.
 


            Tholos, um dos edifícios mais impressionantes de Epidauro, um altar circular com uma câmara subterrânea, uma espécie de labirinto, que simulava os caminhos de Hades (o deus governante do mundo dos mortos) a serem percorridos; manifesta-se pela diversidade de materiais artísticos e inusitados objetos vividos - mediadores responsáveis pelo diálogo entre consciente e inconsciente, na união de conteúdos simbólicos emergidos.  


 
            Receber e acolher o indivíduo, assim como as suas materialidades expressivas, em um território abençoado e seguro é a intenção.  Um convite para adentrarmos    em Hieron, um dos recintos sagrados de Epidauro. Local em que se encontrava gravada no alto de um arco, entre fileiras de grandes colunas a seguinte mensagem: “PURO DEVE SER AQUELE QUE ENTRA NO TEMPLO PERFUMADO”. A pureza, nesse caso, significa pensamentos sadios, o princípio da cura da mente, como mencionado, o método da nooterapia,  em que razão e inconsciente trabalham juntos para reorganização da saúde mental.

            As Elaborações de todo o processo Arteterapêutico em ambiente Digital evoluem a partir de suas práticas continuadas. As surpresas de tal modalidade, implementada em tempos emergenciais, talvez tenha ficado  -  brilhantemente - a cargo do fenômeno que envolve os campos de informação que se unem pela elementar sincronicidade que o próprio processo demanda; e pela ampliação de olhar do profissional da Arteterapia que - pelo senso de urgência - não mais se limitou  apenas  a utilização de materiais artísticos convencionais que se encontram  no mercado, mas sim implementando em seu setting sagrado e arquetípico o incomum...o simples que o paciente/cliente se dispunha em sua própria casa.  E dessa forma essencial o Território Sagrado na modalidade online vem se consagrando, tomando o seu lugar. De um lado o  Arteterapeuta, ofertando a Arteterapia por meio da Tecnologia da informação e comunicação, embasado em suas normas de segurança pertinentes a modalidade, assim como mantendo-se atento na gestão de sua própria  postura profissional com o apoio tanto da terapia pessoal, quanto da continuidade em suas necessárias supervisões; do outro o Paciente/Cliente, sedento de apoio, “tocando” as experimentações que a Arteterapia propõe, apresentando suas personas na criação de vínculos criativos por meio do inusitado. Como conclusão de minhas experiências no universo online, trago ao texto um dos exemplos de retorno relatado por um dos pacientes/clientes que disse assim: “não sinto nenhuma barreira imposta pelo atendimento online” que a Arteterapia não possa alcançar! 
 
 
 [1] A cura pela mente. Razão e inconsciente trabalhavam juntos para reorganizar a saúde dos pacientes.

[2] Mudança no pensamento ou no sentimento.


REFERÊNCIAS
 
 
KOCH, S.R.  Asclépio, o deus-herói da cura: seu culto e seus templos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Suplemento 12: 51-55, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmaesupl/article/view/113567. Acesso em      03jul2022.
 
 
SURPRISE, A Fragata. Epidauro: Espetacular. Disponível em https://www.fragatasurprise.com/2013/03/epidauros-espetacular.html.Acesso em: 03jul2022.


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Sobre a autora: Milena Medeiros



Arteterapeuta AARJ1122 

Com mais de 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Negócios no mercado Corporativo, hoje atua com a Arteterapia nas empresas. 

Practicioner em PNL Programação Neuro Linguística pelo Instituto Espaço Ser/SC; 

Certificada pela UNAT-Brasil - 101 Introdutório Oficial de Análise Transacional. Abordagem psicológica de Erick Berne que trata de maneira prática e compreensível os aspectos mais importantes da personalidade e das relações entre as pessoas; 

Certificada em Visão Sistêmica Organizacional - Systemic Team Awareness - Mundo VUCA (Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade); Metaforum Internacional SP 

Certificada - Visão Sistêmica com base Psicoterapêutica de Bert Hellinger; 

Graduada em Gestão de PMES - Universidade Metodista de SP.