Por Milena Medeiros - Volta Redonda - RJ
milolmedeiros@gmail.com
Transformar o ambiente online, em um espaço sagrado - fundamentado na experiência prático vivencial que a Arteterapia propõe, é também tarefa indispensável para o Arteterapeuta. Criar um espaço que fará parte da vida de indivíduos com propostas de materialidades expressivas diversificadas e, que acolha as potencialidades adormecidas de cada um - possibilitando o “dar forma” através de uma nova influência sobre a saúde psíquica e emocional - é motivo de potência e incentivo, na jornada profissional.
Com a chegada do COVID-19, a Arteterapia adentrou no mundo digital e o que parecia antes impossível se concretizou através de um novo formato de atendimento. Com isso, oportunidades de apoio terapêutico multiplicaram-se e nos tornamos profissionais ainda mais engajados em transformar, talvez o óbvio da rotina que acerca o indivíduo, em recursos de trabalho arteterapêutico.
Como profissional, aprendi que repertório de arteterapeuta vem de dentro e da conexão com a psicologia e suas abrangentes áreas, também com a filosofia, o mundo das artes e a história do mundo... A Mitologia Grega, por exemplo, ressalta a importância curativa da arte, através do célebre Santuário de Esculápio, centro de cura dedicado à Asclépio, deus da medicina, localizado em Epidauro, cidade da antiga Grécia, atual Turquia, que atraía doentes de todo o mundo.
Segundo o texto de Koch (2011), pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, foi a partir do surgimento do mito de Asclépio e de sua expansão na antiguidade que se desenvolveram os santuários de cura e a medicina grega, posteriormente adotada pelos romanos (sob o epíteto de Esculápio):
Epidauro era um dos mais importantes centros de cura entre o século V e IV a.c., ocupando a posição de grande centro espiritual e cultural. Tendo-se em vista que a causa das doenças era mental, o método terapêutico era espiritual, daí a importância da nooterapia[1] no tratamento que provocava a higienização e reforma do ser humano como um todo. Havia assim uma busca incessante através do “conhece-te a ti mesmo”, de sorte que o homem despertasse para a realidade de sua essência. Levando-se em conta as inscrições encontradas em esteias no Museu de Epidauro, datadas em fins do século IV a.C., as curas realizadas não eram atribuídas a medicamentos, mas sim a Metanoia[2], ao juízo e a intervenção divina. Assim os Sacerdotes de Asclépio, muito mais pensadores profundos do que médicos, promoviam um grande progresso relacionado à psicossomática e à nooterapia, partindo, ao que parece, do princípio de que a harmonia e a ordem divina exercem influência decisiva sobre a saúde física e psíquica do ser humano. Recomendavam aos doentes que “pensassem santamente”, estando, por isso, convencidos de que, quando a nossa consciência se mantém em estado de pureza e harmonia, o físico torna-se, necessariamente, são e equilibrado. A importância dos sonhos dos pacientes, para os Sacerdotes, possivelmente partia daí: a chamada Enkoímesis, ação de deitar-se, de dormir, no Ábaton (um dos espaços no Santuário). O deus vinha visitar os pacientes e as descrições dos sonhos pelos enfermos eram interpretadas pelos Sacerdotes que, em seguida, passavam a receita. Era o que se pode chamar de mântica por incubação. Com a experiência adquirida e o decorrer do tempo, as curas por meio de ervas e as cirurgias trouxeram suas contribuições, porém a cura integral era fruto da Metanoia (KOCH, 2011, p. 53).
O Teatro de Epidauro foi construído não somente para entreter os pacientes que lá se encontravam, mas sim pela intenção no poder da catarse despertada pelas tragédias encenadas, acreditando-se em seus poderes curativos; e por esse motivo as técnicas da Cinematerapia e da Videoterapia fazem-se presentes no contexto atual, despertando nas narrativas assistidas, insigths que dialogam com o consciente e se sustentam na terapia continuada, aplicada.
Os templos sagrados que possuíam nomes de deuses, situados no interior do Santuário, ecoam, no setting arteterapêutico presente, com seu formato arquetípico, replicando histórias de um vívido coletivo, recebendo inúmeros detalhes oníricos, sensações e sentimentos emergidos.
O Odeon, pequeno teatro fechado do Santuário, viaja até o setting e se faz palco para receber a música, a poesia, a escrita criativa e toda a congruência em que a expressão corporal estiver presente durante as sessões.
Receber e acolher o indivíduo, assim como as suas materialidades expressivas, em um território abençoado e seguro é a intenção. Um convite para adentrarmos em Hieron, um dos recintos sagrados de Epidauro. Local em que se encontrava gravada no alto de um arco, entre fileiras de grandes colunas a seguinte mensagem: “PURO DEVE SER AQUELE QUE ENTRA NO TEMPLO PERFUMADO”. A pureza, nesse caso, significa pensamentos sadios, o princípio da cura da mente, como mencionado, o método da nooterapia, em que razão e inconsciente trabalham juntos para reorganização da saúde mental.
[1] A cura pela mente. Razão e inconsciente trabalhavam juntos para reorganizar a saúde dos pacientes.
[2] Mudança no pensamento ou no sentimento.
REFERÊNCIAS
KOCH, S.R. Asclépio, o deus-herói da cura: seu culto e seus templos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Suplemento 12: 51-55, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmaesupl/article/view/113567. Acesso em 03jul2022.
SURPRISE, A Fragata. Epidauro: Espetacular. Disponível em https://www.fragatasurprise.com/2013/03/epidauros-espetacular.html.Acesso em: 03jul2022.
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Sobre a autora: Milena Medeiros
Arteterapeuta AARJ1122
Com mais de 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Negócios no mercado Corporativo, hoje atua com a Arteterapia nas empresas.
Practicioner em PNL Programação Neuro Linguística pelo Instituto Espaço Ser/SC;
Certificada pela UNAT-Brasil - 101 Introdutório Oficial de Análise Transacional. Abordagem psicológica de Erick Berne que trata de maneira prática e compreensível os aspectos mais importantes da personalidade e das relações entre as pessoas;
Certificada em Visão Sistêmica Organizacional - Systemic Team Awareness - Mundo VUCA (Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade); Metaforum Internacional SP
Certificada - Visão Sistêmica com base Psicoterapêutica de Bert Hellinger;
Graduada em Gestão de PMES - Universidade Metodista de SP.
Milena,
ResponderExcluirExcelente texto ! Uma delícia de leitura !! Parabéns !!!
Um abraço, Claudia Abe
Obrigada, Claudia!!!🤸
ExcluirMuito profunda a informação! Obrigada!
ResponderExcluirObrigada, Angélica!!
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