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segunda-feira, 1 de março de 2021

ESCREVER X DIGITAR: POR QUE O CÉREBRO TEM RESPOSTAS MAIS EFICAZES NO PAPEL?


Por Juliana Mello – RJ

entrelinhas.artepsi@gmail.com 


“Posso escrever no bloco de notas do celular?”

Essa é uma das perguntas que mais escuto em meus atendimentos. E é muito importante acompanhar a evolução digital que, neste cenário atual de COVID-19, ficou ainda mais presente no dia a dia. Trabalhos, estudos, encontros entre amigos e familiares, todos online. Então, como fugir da comunicação digital? Não tem como, não é mesmo?!

Porém, a escrita ainda é o meio mais eficaz na promoção da saúde e bem-estar. Isso porque, ao escrever, temos uma maior atenção ao conteúdo, retendo melhor os detalhes do que está sendo escrito. O ato de escrever auxilia no desenvolvimento do cérebro, ativando regiões responsáveis pela coordenação motora fina (uso de músculos pequenos, como mãos e pés), memória, aprendizado, raciocínio, orientação espacial, entre outras, através de processos cognitivos, linguístico e motores. O cérebro é estimulado de forma visual, auditiva e/ou cognitiva (lembranças, ideias, percepções, reflexões) produzindo palavras escritas variadas, já conhecidas (memória de longo prazo ortográficas) ou aprendidas, armazenadas no chamado “Léxico mental”. O cérebro também é estimulado, pois ao escrever se realiza o processo de leitura que, de o acordo com artigo da revista Neuropsicologia LatinoAmericana:

“tanto a escrita quanto a leitura requerem vários mecanismos de memória de longo prazo e memória de trabalho que atuam em letras e grafias de palavras, sendo responsáveis pela conversão entre letras e palavras e seus sons correspondentes (conversão fonema-grafema)”.

Ainda sobre a função da escrita em nosso cérebro, José e Camila, doutores em linguística, ressaltam:

“Nossa atividade cerebral para o manuscrito é diferente daquela para o digital. A produção escrita manual e a visão do papel grafado (não digitado) não podem ser consideradas atividades menores, mas tarefas valiosas a serem incentivadas”.

Á nível físico, Kadine, mestranda em letras, e Rosângela, doutora em letras/linguística,  apontam que “ao escrever à mão, o corpo precisa fazer um movimento específico para desenhar os traços de cada uma das letras, os quais são diferentes de acordo com a letra que se quer escrever”.

Ao escrever é possível perceber o movimento mais lento e colocar mais energia no processo, podendo ampliar a percepção dos acontecimentos. É como caminhar e observar os detalhes, o que está em volta. É sair do automático e se conectar com o interno na busca do autoconhecimento. Digitar seria como estar dentro de um carro: é possível observar o que está em volta, mas não é possível contemplar os detalhes.

Em terapia, escrever concretiza aquilo que foi pensado, trazendo para a Consciência clareza dos pensamentos e sentimentos, permitindo insights sobre os elementos internos, como um mergulho dentro de si. É liberdade de expressão no caminho do autoconhecimento, não se mostrando relevante a gramática, a ortografia, a sequência de fatos. O importante é a expressão de questões internas. Além de auxiliar como um mapa pessoal de evolução dentro do processo terapêutico.

A escrita permite o contato com as emoções, bem como, com eventos traumáticos e estressantes, permitindo uma melhor elaboração do conteúdo escrito, facilitando seu ressignificar. Também permite que o indivíduo que não se sente confortável em falar possa, ainda assim, elaborar seus conteúdos terapêuticos. Segundo Leahy e colaboradores, no processo de regulação emocional, em vários transtornos, para redução de sintomas desagradáveis,

“a expressão das emoções foi relacionada à melhora do estresse psicológico, fazendo acreditar que escrever sobre as emoções durante um período faz mais sentido, talvez ajudando-os a processar melhor a experiência e a emoção”.

 Em TCC, escrever nos permite sair do mundo das ideias e materializar os pensamentos, a fim de ressignificar o que está disfuncional, através da análise das evidências. Com a ferramenta chamada RPD (Registro de Pensamento Disfuncional) é possível identificar padrões de funcionamento e as consequências que estes geram no alcance de objetivos e de bem-estar.  Também é possível analisar os prós e contras ao fazer escolhas, ampliando as possibilidades. Facilita a visualização dos objetivos e as estratégias possíveis para alcançá-los, verificando os resultados.  Para a psicóloga Gabriele Ribas a escrita nos permite visitar o passado e ressignificá-lo. Viver o presente aqui e agora. E planejar o futuro, registrando objetivos, sonhos e desejos. Como efeito terapêutico, também pontua: “Eu escrevo para transformar meu caos em ordem”.

Em psicologia positiva, pode ser utilizada para identificar e trabalhar as forças pessoais. Promove, prolonga e intensifica experiencias positivas, ativando as memórias positivas e ressignificando as desagradáveis.

Alguns benefícios da escrita:

·         Aumenta a capacidade de pensar;

·         Aumenta a capacidade de concentração;

·         Favorece o processo de aprendizagem;

·         Melhora o humor;

·         Diminui os níveis de estresse e sintomas depressivos;

·         Potencializa o processo de autoconhecimento;

·         Possibilita examinar experiências a partir de vários ângulos;

·         Melhora o sistema imunológico;

·         Melhora a memória e o sono;

·         Favorece a criatividade;

·         Melhora a comunicação consigo e com o outro;

·         Fusão do pensamento com a ação;

·         Aumenta a capacidade de síntese de ideias;

·         É uma ferramenta prática e acessível.

 

Retornando a pergunta no início deste texto, minha resposta sempre é: “pode, mas se for possível escreva no papel ou, assim que possível, passe as informações para ele”.

“Às vezes escrever uma só linha basta para salvar o próprio coração”.

(Clarice Lispector)

 

Bibliografia:

BENETTI, Idonézia C.; OLIVEIRA, Walter F. O PODER TERAPEUTICO DA ESCRITA: QUANDO O SILENCIO FALA ALTO. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69050 Acesso em: 14/02/2021.

CARVALHO, Kadine Saraiva de; GABRIEL, Rosângela. ESCREVER À MÃO VERSUS DIGITAR: IMPLICAÇÕES COGNITIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.  Letrônica, Porto Alegre, v. 13, n. 4, p. 1-13, out.-dez. 2020 e-ISSN: 1984-4301. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/37514 Acesso em: 14/02/2021.

Housepress: POR QUE O CEREBRO PREFERE PAPEL IMPRESSO? Disponível em: http://www.housepress.com.br/index.php/porque-o-cerebro-prefere-o-papel-impresso/ Acesso em: 14/02/2021.

LEAHY, Robert L.; TIRCH, Dennis; NAPOLITANO, Lisa A. REGULAÇÃO EMOCIONAL EM PSICOTERAPIA: UM GUIA PARA O TERAPEUTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. Porto Alegre: Artmed, 2013.

MAGALHÃES, José O. de; Leite, Camila T; MEMORIZAÇÃO E COMPREENSÃO NA LEITURA DE TEXTOS MANUSCRITOS E DIGITADOS. Revista Linguística: UFRJ, Volume 10, número 1, junho de 2014.

RIBAS, Gabriele. ESCRITA TERAPÊUTICA. Vídeo assistido em curso de Psicologia Positiva.

ROCHA, Paula. OS BENEFÍCIOS DE ESCREVER À MÃO. Disponível em: https://istoe.com.br/106164_OS+BENEFICIOS+DE+ESCREVER+A+MAO/ Acesso em: 14/02/2021.

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Sobre a autora: Juliana Mello


Psicóloga, Arteterapeuta e Coach
Atendimento clínico  individual e grupo om criança, adolescente, adulto e idoso.
Abordagem em Terapia Cognitivo- Comportamental e Arteterapia
Palestras e Workshop motivacionais.

4 comentários:

  1. É preciso sim render-se ao movimento lindo do lápis deslizando sobre o papel. É a conexão com aquela criança alfabetizada lá atrás. Que texto significativo e quanta reflexão...Sejamos multiplicadores desta relação intima com a escrita. Parabéns

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Sempre tive essa preferencia pelo papel agora lendo suas dicas pra mim ficou bem mais claro muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.

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  4. Parabéns, Juliana pelo texto ! Informativo, rico em conteúdos e esclarecedor. Reafirmar a importância de "escrever à mão" atualmente é um desafio, principalmente para os mais novos, inundados pela tecnologia, criam muita resistência diante do papel. Gostei demais!

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