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segunda-feira, 25 de novembro de 2019

CONVERSANDO COM FRIDA KAHLO: Um registro



Por Eliana Moraes
Instagram: @naopalavra

Conversar com grandes artistas tornou-se uma proposta bastante frequente em minha prática arteterapêutica. Creio que este diálogo pode acessar profundas questões a serem pensadas e trabalhadas em um setting arteterapêutico, pois se os artistas são aqueles que têm o dom de dar forma  às questões mais profundas da alma humana, suas obras se fazem como grandes espelhos para o espectador que se propõe a dialogar com elas. 

Há pouco tempo, no Centro Cultural Venha Conosco, Vera de Freitas e eu, oferecemos a vivência "Conversando com Cora Coralina", a propósito do evento "Encontros de Arteterapia" da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro. Na ocasião ainda não sabíamos que dali nasceria uma proposta tão potente, que alcançaria novos encontros. A experiência e o retorno que recebemos foram tão positivos que decidimos dar continuidade a proposta a partir de outra artista. 



Assim nasceu a vivência "Conversando com Frida Kahlo" promovida no dia oito de novembro. Frida, uma das artistas mais queridas e comentadas em nosso meio, e a partir de sua vida e obra temos infindáveis inspirações e possibilidades para práticas em Arteterapia. Mas pelo fato de estarmos caminhando para o final de 2019, decidimos propor para esta conversa a experimentação de uma das marcas da obra da artista: os autorretratos. 

Frida tinha o hábito de pintar autorretratos. Dizia: "Pinto a mim mesma pois sou o assunto que conheço melhor". Aliás, este era um dos motivos pelos quais não acatava ser chamada de pintora surrealista pois defendia que o que pintava era a sua realidade. 

O hábito de pintar autorretratos começou quando ainda acamada pelo  acidente com um bonde, seu pai montou uma estrutura com uma espécie de cavalete que possibilitava que ela se visse em um espelho e pintasse deitada. O primeiro "Autorretrato com vestido de veludo" foi dado de presente ao seu namorado da época. 



Desde então, se buscarmos pelos autorretratos da artista, poderemos perceber que periodicamente Frida se pintava, e cada autorretrato pode nos dar pistas sobre "quem era a Frida" naquele momento. Os quadros possuem uma estrutura semelhante: seu rosto no centro e em seu entorno aquilo que lhe era importante. A natureza, as flores, os animais, a cultura e as vestimentas mexicanas, indumentárias femininas e até Diego Rivera como um terceiro olho. 



As expressões faciais sutilmente variam dentre firmeza, leveza, tristeza mas sem dúvida um olhar de força. Contemplar a variedade de autorretratos de Frida, definitivamente nos convida para conversar. 

Prática arteterapêutica

Iniciamos a proposta relembrando um pouco a história de Frida e estimulamos que as participantes contemplassem alguns autorretratos que dispomos como cenografia no ambiente. "Cada um desses autorretratos dão forma à Frida de seu tempo. O que vocês podem ver nessas imagens?" E assim surgiram palavras como feminino, masculino, beleza, natureza, autenticidade, força. 


Em seguida lançamos a reflexão: "Estamos chegando ao final de 2019 e a proposta é que você faça o seu autorretrato deste ano. Para isso, pense quem era você quando iniciou 2019, quais caminhos você percorreu, o que aprendeu, o que errou, o que acertou, o que sentiu, o que viveu? Quem é você que conclui este ano que foi tão intenso para cada um de nós e para o coletivo?" 

Já tenho por hábito lançar esta proposta a cada final de ano aos meus pacientes, pois acredito que este é um momento valioso para autorreflexão e avaliação da construção do caminho de cada sujeito que se pensa em um processo terapêutico. Porém, neste encontro em específico, ficou claro que esta foi uma proposta bastante profunda e intensa para as participantes, principalmente pela densidade deste ano em específico. 



Como material, usamos da técnica mista, com colagem, desenho e pintura. Mas tivemos o cuidado de oferecer um molde para a base e uma silhueta do rosto, pois sabendo que tecnicamente pintar a figura humana é uma das propostas mais desafiadoras e consequentemente com maior potencial de resistência. A prática nos mostra que não oferecer uma "folha em branco", mas oferecer uma silhueta em traços, minimalistas que sejam, facilitam em muito o desbloqueio criativo. 

Assim nasceram quinze autorretratos carregados se significados, simbolismos e histórias deste intenso 2019. 



Conversar com artistas tornou-se um riquíssimo ciclo de encontros que retomam seus trabalhos em 2020. Até lá.


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Sobre a autora: Eliana Moraes





Arteterapeuta e Psicóloga.
Especialista em Gerontologia e saúde do idoso e cursando MBA em História da Arte.
Fundadora e coordenadora do "Não Palavra Arteterapia".
Escreve e ministra cursos, palestras e supervisões sobre as teorias e práticas da Arteterapia. 
Atendimentos clínicos individuais e grupais em Arteterapia. Nascida em Minas Gerais, coordena o Espaço Não Palavra no Rio de Janeiro.
Autora do livro "Pensando a Arteterapia"  CLIQUE AQUI

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O CHAMADO PARA A ARTETERAPIA


Por Sheila Leite - RJ

Tomo, enfim, a iniciativa de me inserir no mundo da Arteterapia – com certa precaução, claro, assim como todo iniciante em novos caminhos. Caminhos esses que não são desconhecidos totalmente, mas têm novas propostas de atuação. O incentivo maior veio de uma supervisão que já se estende por quase dois anos, de uma grande profissional e amiga, Eliana Moraes. O carinho e o valor com os quais ela trata a Arteterapia me direcionaram ao curso de formação que iniciei. E também ao presente texto.

Pensando bem, as sementes já tinham sido lançadas alguns anos antes: durante o período de supervisão, ainda na graduação em Psicologia, na Universidade Estácio de Sá. Dessa vez, com outra grande mestra, analista Jungiana e arteterapeuta, Maria Cristina Urrutigaray. Em seu livro “Arteterapia: a transformação pessoal pelas imagens”, ela cita Jung. É com a mesma citação que dou início ao meu primeiro texto sobre arteterapia:

Numa época em que toda a energia disponível é empregada na pesquisa da natureza, pouca atenção se dá ao essencial humano, isto é, sua psique, ainda que haja muitas pesquisas sobre suas funções conscientes. Mas sua parte realmente desconhecida, que produz os símbolos, continua sendo terra desconhecida. (JUNG in URRUTIGARY, 2011, p.14)

A intensidade da energia psíquica não pode ser verificada e nem medida, mas pode ser observada quando se volta para alguma ação, pensamento ou atitude. Isso porque, naquele instante, ela está sendo direcionada a um ponto específico. Dependendo da direção, pode estar em um movimento de regressão, levando a pessoa a novas possibilidades de desenvolvimento ou a um movimento de progressão, promovendo a sua adaptação ao mundo.

Tal energia é vista por nós, por nossa consciência, através das imagens que são geradas em nosso inconsciente e que se manifestam por representações mentais. Nós somos seres psíquicos e somáticos portanto, a psique atua no corpo e este atua na psique.

Com as técnicas trazidas pela Arteterapia, o corpo vai propiciar à psique diferentes formas de comunicação, facilitando a sua manifestação simbólica nas imagens que são produzidas por ele.

Por símbolo, devemos entender algo, seja na forma de um termo, um conceito ou mesmo uma imagem que, apesar de nos parecer familiar, pode alcançar outras conotações diferentes de seu significado evidente e convencional. Assim, uma imagem é portadora de um conteúdo simbólico porque ela transcende a realidade manifesta, ou empírica, possuindo um aspecto inconsciente mais amplo, que não consegue ser precisamente definido ou explicado, sendo sempre uma aproximação. (URRUTIGARY, 2011, p.32-33)

O ato de criar, assim, apresenta-se de forma terapêutica, ao trazer conteúdos emocionais através das imagens.

Como exemplo, trago uma técnica de colagem feita por mim. Intitulada “Qual o seu chamado para a Arteterapia?”, desenvolvi o trabalho durante o curso de formação em Arteterapia. O objetivo foi realizar uma experiência pessoal e individual dentro do grupo, na qual cada um deveria fazer uma colagem que traduzisse o porquê de estarmos ali.



Ao recortar imagens de revistas, logo me deparei com a figura do estresse. Esta imagem me remeteu imediatamente ao meu trabalho de atendimento na clínica. Vi-me no consultório, sentada em minha cadeira e, diante de mim, alguns pacientes se dizendo muito estressados e desorganizados mentalmente. “O mesmo que gavetas amontoadas”, foi o que me veio à mente. Coloquei-me no lugar deles. Naquele momento, eu era o paciente, e foi quando pude perceber o quão difícil é traduzir em palavras algo que possa concretizar aquilo dentro de mim.

 As emoções e os sentimentos dos pacientes são complexos, geralmente confusos. Por isso a dificuldade de falar, em voz alta, o que realmente se passa no íntimo. Isso se traduz, muitas vezes, em uma espécie pedido de socorro silencioso: que, na minha colagem, ilustrei com a figura do olhar do menino. O choro, que muitas vezes aparece como um desanuviador, deixa surgir uma angústia de alguém sem forças: nesse caso, como a imagem da moça, que aguarda uma “fórmula mágica” para ser curada.

É aí que entra a Arteterapia. Trata-se de um trabalho na terapia que faz uso de outros instrumentos do corpo além da fala. Utiliza as mãos, por exemplo, o que às vezes por si só já traz certo alívio ao estresse. Estimula a criatividade, o olhar. Através das imagens que vão surgindo, as emoções podem emergir, para que sejam trabalhadas de forma consciente. É como se uma luz envolvesse a escuridão e o paciente pudesse nela penetrar, enfrentar a sombra e visualizar o que o aflige: na colagem, isso é representado pela luminária. O foco de luz iluminando o corpo escuro simboliza o inconsciente, que seria, assim, a transformação na existência do indivíduo.

Tudo isso que retratei no trabalho de colagem trata-se de um processo, lento e pessoal. O passo a passo desse encontro é o tempo da terapia, chamado de Kairós, segundo a mitologia grega (diferente do Cronos, o tempo cronometrado ao qual estamos acostumados). É um processo atemporal, pois depende do despertar da consciência de cada um.

Dito isso, podemos concluir que as técnicas expressivas usadas pela Arteterapia são meios do paciente se conectar com o inconsciente, usando uma linguagem que é própria do mesmo. É assim que a Arteterapia nos convoca para resgatar o potencial de entrar em contato com o “eu” interior.

E você? Qual o seu chamado para a Arteterapia?



Referências bibliográficas:

URRUTIGARAY, Maria Cristina. Arteterapia: a transformação pessoas pelas imagens. 5. Ed. Rio de Janeiro, 2011.


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Sobre a autora: Sheila Leite




Psicóloga e Arteterapeuta em formação

Pós Graduação em Psicologia Junguiana
Psicóloga convidada da Rádio Rio de Janeiro, 1400 AM,  Programa Ouvindo Você.
Atendimento Clínico: individual e grupo. Crianças, adolescentes e adultos na Ilha do Governador

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

SALVADOR DALI E "AS MINHAS GAVETAS INTERNAS"




"Girafa em chamas" Salvador Dali 

Por Claudia Maria Orfei Abe - São Paulo / SP

É com muito entusiasmo que escrevo aqui o meu segundo texto no blog Não Palavra, cuja equipe me acolheu tão bem na minha primeira experiência, com o texto “'O olhar que não se perdeu': diálogos arteterapêuticos entre pai e filha” CLIQUE AQUI

Em fevereiro de 2018, iniciei sessões arteterapêuticas com meu pai e minha tia, num setting terapêutico na casa dele, com sessões estruturadas, temas diversos e experimentações de materiais, com o objetivo de trabalhar a estimulação cognitiva.
Denominei aqui carinhosamente “pai” e “tia” para descrever suas características e participações:

Pai – 85 anos, viúvo há dois anos e meio, cinco filhos, ascendência japonesa, dentista aposentado, caminhando para estágio moderado da Doença de Alzheimer. Faz uso de rivastigmina e sertralina. Tem artrose nos joelhos, utiliza andador, possui certa autonomia e tem cuidadores formais 24 horas. Perdeu a visão do olho direito no início deste ano por causa de glaucoma.

Tia – 93 anos, solteira, sem filhos, ascendência italiana, professora de português aposentada. Estado de saúde bom.

Em 04/outubro/2019, fizemos a sessão de número 57, denominada “Minhas Gavetas Internas”.

Foi a mais longa sessão, com duração de uma hora e quarenta e cinco minutos, comparada com as sessões iniciais que costumavam ter a duração média de meia hora.


Setting arteterapêutico

Iniciei perguntando se eles conheciam o pintor espanhol Salvador Dali. Mostrei a pintura “A Persistência da Memória”, e em seguida trabalhamos com uma fotocópia em preto e branco da obra “Girafa em Chamas”.

Ao perguntar “O que você vê nesta obra?”, pai e tia descreveram literalmente as imagens com detalhes.

Em seguida perguntei: “O que você sente ao ver a obra?”:

Tia: Sinto que se fossem pessoas reais elas estariam sofrendo uma terrível dor.

Pai: Eu acho que é uma deformação humana. O artista estava totalmente alterado com a mente, a visão alterada. Eu sinto que esses dois seres humanos inexistem ao vivo, muito menos a girafa pegando fogo. Um desenho mal inspirado. Um desenho ilógico.

Em seguida perguntei: “O que vocês querem falar sobre as gavetas (na obra)?”:

Tia: Devem estar repletas de alguns materiais: joias, dinheiro, lenços.

Pai: Eu acho que as gavetas contêm a atividade humana.

Pai e tia passaram a construir suas “gavetas internas” utilizando as caixas de fósforos, os retalhos de tecidos e escolhendo peças como puxadores; definiram a montagem e posição das gavetas, abertas ou fechadas.

Meu pai colou o tecido de modo que uma gavetinha não abria... “As suas explicações vieram um pouco tardia...”.

Durante a atividade, pai fala: “Meus trabalhos manuais eram admirados, viu tia, porque eu tinha habilidade (referindo-se ao período escolar quando criança). Os outros alunos nem sabiam pegar na tesoura... eu causava até inveja dos meus colegas de classe. Vou fazer a terceira (gaveta) e depois vou para o recreio”.

“O que você tem ou gostaria de ter nelas? Objetos ou sentimentos?”, perguntei.


Tia: “Gavetas Abertas”
Conteúdos: Anéis, Pulseiras, Colares.
Palavra final: Utilidade


Pai: “Gavetinhas Empilhadas”
Conteúdos: Ideias, Realização da Ideia, Carinho.
Palavra final: Pura Arte
(Utilizou grãos de milho como puxadores, nos dois lados da gaveta que não abria).

Durante o compartilhamento:

Tia: Achei que ficou muito bonito.

Pai: Gavetas - guardam recordações agradáveis e bem sucedidas.

Aproveito para agradecer duas pessoas queridas, Silvia Quaresma e Grace, por terem me presenteado em outra ocasião, com tecidos e peças de bijuterias, os quais foram utilizados nesta sessão.

Esta sessão me chamou muito a atenção pela duração e principalmente porque pude perceber que os dois estavam trabalhando com bastante concentração e calma e pareciam estar apreciando a atividade.

Pela primeira vez, minha tia fica muito satisfeita e contente com o resultado e adora olhar a foto de suas gavetinhas no meu celular, de vez em quando.


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Sobre a autora: Claudia Maria Orfei Abe




Arteterapeuta e Farmacêutica

Farmacêutica-Bioquímica graduada pela UNESP Araraquara-SP.
Especialista em Farmácia Homeopática pela USP-SP.
Especialista em Organização de Serviços em Dependência Química pela UNIFESP-SP.
Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina-SC
Especialista em Arteterapia e Criatividade pela Faculdade Vicentina-PR  
Focalizadora de Danças Circulares pela Prefeitura do Município de São Paulo-SP

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

PROCESSO CRIATIVO: Sobre a construção de um método e um estilo







Vera de Freitas – RJ
verafguimaraes@gmail.com

Conheci e experimentei a Arteterapia no final de 2014, num momento difícil e com a necessidade de renovar, reinventar, reiniciar a minha vida.

Com poucos meses desta terapia de criar, de fazer, fui em busca do curso de Formação Clínica no Pomar-RJ e ali, de fato, renovei-me,  reinventei-me e reiniciei. E com a arte encontrei-me, conheci-me, identifiquei-me. Foi um tempo de ''formação''. Intenso, experimentado, superado, vivido. Um tempo de descobertas, de criação, de criatividade, de olhar-me, de perceber-me, de muito ler, de escolher, de mergulhar, de experimentar, de superar, de encantar-me, de conhecer-me e de crescer. Um tempo que eu tanto precisava, no momento que eu tanto procurava.

Lembro-me da última aula, da autoavaliação, de ter ficado claro que tudo que fora estudado e experimentado tinha sido exclusivamente para a ''minha formação''.

Segui usando como referência uma das frases de Jung em A Prática da Psicoterapia (1986) que “ninguém pode levar ninguém além do lugar onde conseguiu chegar.” (JUNG apud PHILIPPINI Angela, 2013,p..26) e entendi que havia encontrado um caminho. Uma possibilidade para o autoconhecimento, para as transformações, para o crescimento. E quantas outras possibilidades. Quantas melhorias. Resolvi continuar estudando e seguir no curso de Pós Graduação, ainda no Pomar, onde encontrei excelente instrução, orientação e estímulos.

Com muita leitura, estudo e pesquisa, muita experimentação plástica, visitações a exposições e centros culturais, inúmeras oficinas, muitos cursos, terapia, supervisões, atendimentos, formação de grupos, algumas dinâmicas e muita arte, pude escolher como praticar com liberdade e prazer, e escolhi a colagem.

Encantada com a SoulCollage®, selecionando e colecionando imagens maravilhosas, fui fazendo lindos cartões, e lindas colagens maiores, até iniciar um caderno de colagens. Acompanhada semanalmente pelo arteterapeuta, fomos analisando, estudando, lendo e descobrindo sentidos em todas as produções.

Sem parar de produzir e estudar, passei da colagem para um trabalho ainda mais livre, combinando com outras linguagens expressivas, fazendo grandes composições, construindo novas imagens. A colagem era feita numa base aquarelada, em papel A3, seguido de desenhos com materiais diversos. Depois disso, permiti-me usar diferentes materiais, desde rendas, peças de bijuteria, até folhas e flores naturais. Era, sim, o uso da liberdade criativa, onde tudo pode, tudo se completa, tudo se organiza e se compõe. E tudo conta de você. Você se descobre  e descobre o que estava coberto.



A partir desse trabalho, com várias produções, usando livremente linguagens e materiais variados, montei um projeto piloto, onde oferecia linguagens, materiais e possibilidades de experimentação, de criação, de livre expressão.

Organizei então, um conjunto imagético e simbólico relacionado às estratégias experimentadas, o que configurou uma “metodologia criativa”, montando um Projeto Expressivo Piloto, com quatro encontros de três horas, onde foram oferecidos materiais, linguagens expressivas e possibilidades plásticas diversas para as atividades de experimentação e criação de imagens, estimulando a livre expressão.



A partir de julho de 2018 foram compostos 5 grupos, com 38 participantes no total, de adultos, basicamente do gênero feminino, com média de 50 anos de idade.

E foi sempre muito intenso, muitos mergulhos, muitas descobertas e muitas possibilidades. Novas possibilidades de transformações, de renovações. Possibilidades de criar, de fazer, de expressar. Possibilidades de experimentar e especialmente de ser livre. 

O exercício, sua aplicabilidade e os resultados, serviram, de forma mais estruturada, de estudo e pesquisa para monografia do Curso de Pós Graduação em Arteterapia (POMAR/FAVI), apresentado em maio de 2019, e registrado no EDA - Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional.

Sigo pesquisando, experimentando, criando novas possibilidades e estratégias para configurar uma segunda etapa deste método criativo.

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Sobre a autora: Vera de Freitas




Advogada, Arteterapeuta (POMAR)
Cursando Pós Graduação em Arteterapia (POMAR)
Administradora do Instituto VENHA CONOSCO - Tijuca, RJ 
Professora de Iniciação Artística - Instituto ZECA PAGODINHO
Facilitadora do Grupo de Arte e Expressão  para adultos e Grupo de Desenho Livre.
Ateliê  de PAPEL MACHÊ